Quem foi até a Orla Nova de Juazeiro na noite do dia 12 pôde conferir a sanfona sendo tocada em vários estilos. Um time de artistas de primeira linha composto por nomes como Renato Borghetti, Dominguinhos, Targino Gondim, Cesinha e o Sexteto Pernambucano de Acordeon abriu a programação de shows que acontecem na Orla e integram a programação do II Festival Interncaional da Sanfona que vai até o domingo (14).
Abrindo a programação do evento o Sexteto Pernambucado de Acordeon composto pelo Mestre Camarão (patrimônio vivo de Pernambuco) e seus discipulos mostrou ao público presente um repertório eclético e tocado somente sanfonas. Logo depois o gaúcho Renato Borghetti e sua gaita ponto de 40 baixos, acompanhado do violonista Artur Bonilla deram um show de musicalidade tocando do vanerão ao clássico. Um dos momentos mais marcantes do seu show foi quando interpretou o clássico Trenzinho Caipira de Vila Lôbos, levando o público ao delírio.
Dando seguimento aos shows foi a vez do mestre Dominguinhos subir ao palco onde recebeu as devidas honrarias, uma vez que é um dos homenageados dessa edição do festival. Acompanhado do curador do festival, o sanfoneiro Targino Gondim, Dominguinhos emocionou o público com suas composições e foi surpreendido quando foi presenteado pelo representante do fabricante de acordeons Giuliette, Alessio Gerundini, com uma sanfona novinha igual a sua atual. E as surpresas não pararam por aí, Dominguinhos convidou o norte americano Frank Marocco, que se apresentará no domingo de festival, para subir ao palco e os dois surpreenderam o público com uma belíssima interpretação de Garota de Ipanema.
Com o público já contagiado pelo ritmo da sanfona, Cesinha tomou conta do palco e mostrou por que sua carreira está em franca assenção, encantou o público com seu timbre de voz e os acordes tirados da sua sanfona.
. Hoje, domingo os shows serão de Jó Miranda, Flavio Baião, o também homenageado Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, Frank Marocco, Nando Cordel e Danielzinho de Itabaiana.
O Festival - O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário