sábado, 30 de outubro de 2010

Palco Móvel abre atividades do II festival Internacional da Sanfona

   A partir da próxima segunda-feira (1º) Juazeiro já começa a entrar no ritmo do II Festival Internacional da Sanfona. É que serão iniciadas as atividades do festival com a abertura da programação do Palco Móvel que circulará pelos bairros e distritos da cidade.
    O primeiro bairro a ser contemplado com os shows de forró será o João Paulo II (Juazeiro 8). A partir das 19:30, na Praça Principal do bairro, os sanfoneiros Flávio Baião, Julio do Acordeon e Silas tocarão o que há de melhor no Forró Pé de Serra e prometem fazer o povo arrastar a chinela.
    De acordo com Flávio Baião os shows no Palco Móvel serão uma palhinha do que acontecerá nos shows e concertos que acontecerão durante a programação do festival, na Orla Nova de Juazeiro e Concha Acústica de Petrolina. “A partir do dia 1º vamos começar a preparar o povo para o que será o festival, estarei sempre acompanhado de outros sanfoneiros locais levando o forró para os quatro cantos da cidade”, ressalta Flávio.
    Na terça-feira (02) será a vez da comunidade do Salitre, no distrito Junco, receber o Palco Móvel, a partir das 17:30.
O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.

Enfoque Comunicação

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

II Festival Internacional da Sanfona tem programação para todos os gostos

   Além da presença de renomados instrumentistas oriundos de várias regiões do país e do exterior, o II Festival Internacional da Sanfona oferece uma extensa programação que promete agradar a todos os gostos. Além dos shows e concertos a programação conta com palestras, fórum de debate, exposições e muito forró nos bairros da cidade através de um palco móvel.
   Entre os artistas nacionais confirmados para esta edição do evento estão: os homenageados Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, e nomes como Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Cicinho de Assis, Luizinho Calixto, Mestre Camarão, Toninho Ferragutti, Bruno Moritz, Waldonys, Cezinha, Nando Cordel, Marcelo Cigano, Sexteto Pernambucano de Acordeon, Quinteto de Cordas da Paraíba, Orquestra Sânfonica de Aracajú, Jó Miranda, Targino Gondim, Flávio Baião, entre outros.
    Já no time de atrações internacionais teremos os italianos Mirco Patarini, que participa pela segunda vez do festival, e Antonio Spaccarotella, além do argentino Hector Del Curto e do americano Frank Marocco.
    De acordo com Celso de Carvalho, diretor geral do evento as atividades começam na segunda-feira, dia 1º de novembro, com os shows do Palco Móvel. “A abertura solene do festival irá acontecer com a Exposição Lua Gonzaga do Acervo do Memorial Luiz Gonzaga, que vem de Recife e com o concerto de Hermeto Pascoal, para convidados, na noite do dia 09 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto”, finaliza Carvalho.

Programação 

A partir de 1º Novembro

Palco Móvel da Sanfona com artistas regionais que vão percorrer dez bairros e distritos de Juazeiro e Petrolina.
 
09 de Novembro

Abertura da Exposição Lua Gonzaga (acervo do Memorial Luiz Gonzaga – Recife/PE) e Concerto com Hermeto Pascoal (para convidados)
Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro - BA).

09 a 13 de novembro

Oficina de Sanfona de 8 baixos com Luizinho Calixto e de 120 baixos com o Mestre Camarão
Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-BA). 

10 de Novembro

Concerto de Acordeon Erudito com Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba.
Local: Concha Acústica de Petrolina (PE)

11 de Novembro

Concerto de Acordeon Erudito com Bruno Moritz, Antonio Spaccarotella (Itália) e Mirco Patarini (Itália)
Local: Concha Acústica de Petrolina (PE)

12 de Novembro

Fórum: O Sanfoneiro e o Mercado Contemporâneo da Música
Mediador – Paulo Marcondes
Debatedores: Ricardo Cravo Albin (RJ), Felipe Trotta (PE) e Gilberto Monte (BA)
Local: Grande Hotel de Juazeiro (BA)

Show aberto com Sexteto Pernambucano de Acordeon, Dominguinhos, Renato Borghetti e Cezinha
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)

13 de Novembro

Show aberto com Targino Gondim, Hector Del Curto (Argentina), Waldonys e Cicinho de Assis
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)

14 de Novembro

Show aberto com Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, Frank Marocco (Americano), Nando Cordel, Jó Miranda e Flávio Baião
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)


Enfoque Comunicação

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exposição Incrementa Programação do II Festival Internacional da Sanfona

   Durante a programação do II Festival Internacional da Sanfona, que acontece em Juazeiro e Petrolina entre os dias 09 e 14 de novembro, os fãs de Luiz Gonzaga terão uma oportunidade imperdível de conhecer a vida, obra e discografia do “Rei do Baião” através da exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga.
    Vindo diretamente de Recife – PE o acervo conta com discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Parte singular do acervo do MLG é o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre na cidade de Exu.
    De acordo com o coordenador de produção da exposição, Reinaldo Galvão, a exposição acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, nos turnos manhã e tarde e sua abertura acontece na noite do primeiro dia do festival, 09 de novembro. “Convidamos a comunidade da região para prestigiar esse evento que compõe a programação educativa do festival, pois trata-se de uma oportunidade única”, ressaltou Galvão.
 
O Memorial - é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.
    O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas objetiva também ser um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.

O Festival - O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Enfoque Comunicação

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fórum de debates e programação do Festival

   Entre as inovações para a segunda edição do Festival Internacional da Sanfona está a realização de um Fórum de Debates. Com o objetivo de discutir sobre o sanfoneiro e o mercado contemporâneo da música o Fórum acontecerá no Grande Hotel de Juazeiro no dia 12 de novembro.
  O fórum que nesta edição do festival substitui as palestras realizadas na edição anterior terá como mediador o pernambucano, letrista de música, sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco na área de pesquisa em arte, cultura e comunicação, Paulo Marcondes.
  Já entre os debatedores teremos nomes como: Ricardo Cravo Albim (renomado escritor, pesquisador de MPB, jornalista, historiador, crítico e radialista); Felipe Trotta, (doutor em Comunicação e tem graduação e mestrado na área de Música, pesquisador das relações entre música e sociedade e do forró contemporâneo na região Nordeste) e Gilberto Monte, (Diretor de Música da FUNCEB, graduado em composição e atua como compositor, guitarrista e produtor musical, além de ter sido indicado em 2002 pela revista Play como um dos mais promissores nomes da nova geração de músicos brasileiros, por fundir música eletroacústica com outras vertentes).
   De acordo com o Coordenador de Produção do Fórum, Reinaldo Galvão a realização desse tipo de discussão serve para informar e nortear os músicos da região sobre as novas tendências do mercado musical. “O momento agora é de convocar os sanfoneiros não só de Juazeiro, mas de toda região sanfranciscana, da Bahia e do Brasil para se fazerem presente, pois será uma oportunidade de atualização imperdível”, destacou Galvão, acrescentando que “assim como toda a programação do II Festival Internacional da Sanfona, o Fórum é gratuito”.
   O festival é uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
  
Programação

A partir de 1º Novembro
Palco Móvel da Sanfona com artistas regionais que vão percorrer dez bairros e distritos de Juazeiro e Petrolina.

09 de Novembro
Abertura da exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga (Recife) e Concerto (para 400 convidados) com Hermeto Pascoal – Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro - Ba).

09 a 13 de novembro
Oficina de Sanfona de 8 baixos com Luizinho Calixto e de 120 baixos com o Mestre Camarão – Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-Ba).

10 de Novembro
Concerto de Acordeon Erudito com Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba. Local: Concha Acústica de Petrolina (Pe).

11 de Novembro
Concerto de Acordeon Erudito com Bruno Moritz, Antonio Spaccarotella (Itália) e Mirco Patarini (Itália). Local: Concha Acústica de Petrolina (Pe).

12 de Novembro
Fórum de debate: O Sanfoneiro e o Mercado Contemporâneo da Música. Mediador – Paulo Marcondes. Local: Grande Hotel de Juazeiro (Ba).
Show aberto com Sexteto Pernambucano de Acordeon, Dominguinhos, Cezinha, Renato Borghetti, Cicinho de Assis, Jó Miranda e Flávio Baião. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).

13 de Novembro
Show aberto com Orquestra Sanfônica de Aracaju, Targino Gondim, Hector Del Curto (Argentina)
e Waldonys. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).

 14 de Novembro
Show aberto com Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, Frank Marocco (Itália) e Nando Cordel. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).

 Enfoque Comunicação