Entre as inovações para a segunda edição do Festival Internacional da Sanfona está a realização de um Fórum de Debates. Com o objetivo de discutir sobre o sanfoneiro e o mercado contemporâneo da música o Fórum acontecerá no Grande Hotel de Juazeiro no dia 12 de novembro.
O fórum que nesta edição do festival substitui as palestras realizadas na edição anterior terá como mediador o pernambucano, letrista de música, sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco na área de pesquisa em arte, cultura e comunicação, Paulo Marcondes.
Já entre os debatedores teremos nomes como: Ricardo Cravo Albim (renomado escritor, pesquisador de MPB, jornalista, historiador, crítico e radialista); Felipe Trotta, (doutor em Comunicação e tem graduação e mestrado na área de Música, pesquisador das relações entre música e sociedade e do forró contemporâneo na região Nordeste) e Gilberto Monte, (Diretor de Música da FUNCEB, graduado em composição e atua como compositor, guitarrista e produtor musical, além de ter sido indicado em 2002 pela revista Play como um dos mais promissores nomes da nova geração de músicos brasileiros, por fundir música eletroacústica com outras vertentes).
De acordo com o Coordenador de Produção do Fórum, Reinaldo Galvão a realização desse tipo de discussão serve para informar e nortear os músicos da região sobre as novas tendências do mercado musical. “O momento agora é de convocar os sanfoneiros não só de Juazeiro, mas de toda região sanfranciscana, da Bahia e do Brasil para se fazerem presente, pois será uma oportunidade de atualização imperdível”, destacou Galvão, acrescentando que “assim como toda a programação do II Festival Internacional da Sanfona, o Fórum é gratuito”.
O festival é uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
Programação
A partir de 1º Novembro
Palco Móvel da Sanfona com artistas regionais que vão percorrer dez bairros e distritos de Juazeiro e Petrolina.
09 de Novembro
Abertura da exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga (Recife) e Concerto (para 400 convidados) com Hermeto Pascoal – Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro - Ba).
09 a 13 de novembro
Oficina de Sanfona de 8 baixos com Luizinho Calixto e de 120 baixos com o Mestre Camarão – Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-Ba).
10 de Novembro
Concerto de Acordeon Erudito com Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba. Local: Concha Acústica de Petrolina (Pe).
11 de Novembro
Concerto de Acordeon Erudito com Bruno Moritz, Antonio Spaccarotella (Itália) e Mirco Patarini (Itália). Local: Concha Acústica de Petrolina (Pe).
12 de Novembro
Fórum de debate: O Sanfoneiro e o Mercado Contemporâneo da Música. Mediador – Paulo Marcondes. Local: Grande Hotel de Juazeiro (Ba).
Show aberto com Sexteto Pernambucano de Acordeon, Dominguinhos, Cezinha, Renato Borghetti, Cicinho de Assis, Jó Miranda e Flávio Baião. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).
13 de Novembro
Show aberto com Orquestra Sanfônica de Aracaju, Targino Gondim, Hector Del Curto (Argentina)
e Waldonys. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).
14 de Novembro
Show aberto com Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, Frank Marocco (Itália) e Nando Cordel. Local: Orla Nova de Juazeiro (BA).
Enfoque Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário