segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tudo pronto para o II Festival Internacional da Sanfona

   Faltando poucas horas para começar oficialmente o II Festival Internacional da Sanfona que transformará Juazeiro e Petrolina num reino onde a majestade será a sanfona, os organizadores do evento garantem que já está tudo pronto.
    O festival acontece entre os dias 09 e 14 de novembro e já está inserido no circuito mundial da sanfona, com uma programação eclética e totalmente gratuita que inclui concertos e shows musicais, oficinas práticas, exposição e fórum de debate. Segundo o curador, o sanfoneiro Targino Gondim, o ponto mais importante do festival é sem dúvidas o seu objetivo, “valorizar a arte de tocar sanfona, garantindo a troca de experiências e a divulgação do instrumento que é uma ação fundamental para o fortalecimento da autêntica música brasileira”, enfatiza.
    De acordo com Gondim está tudo pronto para a realização do festival, toda uma estrutura, com o que há de melhor, está sendo montada para que toda a programação aconteça dentro da normalidade. “Estamos prontos para realizar essa verdadeira festa para um instrumento que é a cara do povo nordestino e brasileiro”. Disse Targino acrescentando que nessa edição a participação de músicos internacionais foi ampliada, “estamos trazendo esse ano quatro grandes acordeonistas internacionais que são os italianos Mirco Patarini, que participou no ano passado conosco e está retornando, e Antonio Spaccarotella, o norte americano Frank Marocco e o argentino Hector Del Curto; além de vários sanfoneiros nacionais e também da nossa região”, acrescentou o sanfoneiro.

Hermeto Pascoal – o multiinstrumentista e seu grupo serão os responsáveis pelo concerto que abrirá oficialmente o festival. O evento para 400 convidados acontece no teatro do Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 19h. O espetáculo promete cativar o público presente, tanto pela sua estranheza quanto pela riqueza de elementos que Hermeto transmite em sua arte, e repetir o sucesso da abertura da primeira edição do festival quando Targino gravou seu DVD “Simplesmente Assim” com o teatro do João Gilberto completamente lotado. Além do concerto com Hermeto outro evento que acontece na noite da terça-feira (09) é a abertura da Exposição Lua Gonzaga (acervo do Memorial Luiz Gonzaga – Recife – PE). A exposição acontece até o dia 13 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 19h e nos outros dias das 10h às 16h.
 
Programação – A programação gratuita além de contemplar os eventos que acontecem no dia 09 conta com oficinas práticas de sanfona de 120 e 8 baixos (10 a 13 de novembro), no Centro de Cultura João Gilberto, com os sanfoneiros Mestre Camarão e Luizinho Calixto, autor do primeiro manual de oito baixos do País. No dia 12 de novembro, a partir das 14h no Grande Hotel de Juazeiro, acontece o Fórum de debate: O Sanfoneiro e o Mercado Musical Contemporâneo Global que terá como mediador o pernambucano, letrista de música, sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco na área de pesquisa em arte, cultura e comunicação, Paulo Marcondes; além dos debatedores Ricardo Cravo Albin (renomado escritor, pesquisador de MPB, jornalista, historiador, crítico e radialista); Felipe Trotta, (doutor em Comunicação e pesquisador das relações entre música e sociedade e do forró contemporâneo na região Nordeste) e Gilberto Monte, (Diretor de Música da FUNCEB). A abertura dos shows musicais fica por conta do Concerto, com Hermeto Pascoal e Grupo, no dia 09 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto. Outros grandes shows acontecem na Concha Acústica de Petrolina e na Orla Nova de Juazeiro. No dia 10 de março a Concha Acústica recebe um concerto de acordeon erudito com Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba. Já no dia 11 de novembro será a vez de Bruno Moritz, e dos italianos Antonio Spaccarotella e Mirco Patarini. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro os shows acontecem na Orla Nova de Juazeiro. Dia 12 sobem ao palco o Sexteto Pernambucano de Acordeon, o homenageado Dominguinhos, Renato Borghetti e Cezinha; no dia 13 é a vez dos músicos Targino Gondim, do argentino Hector Del Curto, Waldonys e Cicinho de Assis; e encerrando a programação do festival no dia 14termos show com homenageado Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, o norte americano Frank Marocco, Nando Cordel, Jó Miranda e Flávio Baião. Lembrando que toda a programação de concertos e shows musicais acontece sempre a partir das 19h.
    O festival é uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário