Um show de sonoridade refinada e riqueza harmônica com o multi-instrumentista Hermeto Pascoal e seu grupo abriu oficialmente o II Festival Internacional da Sanfona na noite dessa terça-feira (09).
O concorrido evento, para 400 convidados (capacidade máxima do teatro), aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto e contou com as presenças do curador do evento, o sanfoneiro Targino Gondim, do diretor geral e idealizador do festival, Celso Carvalho, do representante do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Arte – Funarte Jorge Clésio, do representante da Secretaria Estadual de Cultura e diretor do Centro de Cultura, João Leopoldo, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e do vice prefeito de Petrolina, Domingos Sávio.
Antes de Hermeto e o seu grupo subirem ao palco a platéia foi presenteada com uma canja dos renomados sanfoneiros, Mestre Camarão e Luizinho Calixto. Logo em seguida a platéia pode conferir a originalidade dos músicos que acompanham Hermeto Pascoal, que subiram um a um, fazendo o público delirar com a musicalidade tirada dos seus instrumentos, para só então Hermeto surgir no palco dando um show de criatividade e irreverência.
Durante o show, marcado pela forte participação da platéia, sempre solicitada pelo multi-instrumentista, Hermeto entrou e saiu de cena várias vezes, sempre trazendo surpresas para o público. Uma delas foi a participação do músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti que emocionou a platéia com os acordes da sua sanfona, além de convidar todos os sanfoneiros presentes para subirem ao palco e realizarem uma homenagem a “estrela” do festival a sanfona.
A programação de concertos e shows musicais do festival prossegue até o próximo domingo (14) quando o festival será encerrado, até lá grandes nomes ligados a sanfona passarão pelos palcos do evento.
O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.
Veja a Programação:
De 1 a 14 de Novembro
Palco Móvel da Sanfona com Flávio Baião e convidados. Bairros, distritos e escolas de Juazeiro e Petrolina: João Paulo II, Areia Branca, São Geraldo, Junco, Antigo Vaporzinho, Itamotinga, Maniçoba, Mandacaru, Colégio Modelo e Codefas.
09 de Novembro
19h - Abertura da Exposição Lua Gonzaga (Memorial Luiz Gonzaga, Recife-PE)
20h - Concerto com Hermeto Pascoal.
Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-BA).
09 a 13 de novembro
11h - Oficina de Sanfona de 8 baixos, com Luizinho Calixto.
09h e 14h - Oficina de Sanfona de 120 baixos, com Mestre Camarão.
Local: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-BA).
10 de Novembro
20h - Concerto de Acordeom Erudito com Marcelo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba.
Local: Concha Acústica de Petrolina (PE)
11 de Novembro
20h - Concerto de Acordeom Erudito com Bruno Moritz, Antonio Spaccarotella (Itália) e Mirco Patarini (Itália).
Local: Concha Acústica de Petrolina (PE)
12 de Novembro
14h - Mesa Redonda “O Sanfoneiro e o Mercado Contemporâneo da Música”.
Mediador: Paulo Marcondes.
Debatedores: Ricardo Cravo Albin (RJ), Felipe Trotta (PE) e Gilberto Monte (BA).
Local: Grande Hotel de Juazeiro (BA)
19h – Noite de Shows com Laudiston Bagagi, Sexteto Pernambucano de Acordeon, Dominguinhos, Renato Borghetti e Cezinha.
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)
13 de Novembro
19h - Noite de Shows com Cicinho de Assis, Targino Gondim, Hector Del Curto (Argentina), Waldonys e Manuzinho do Acordeon.
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)
14 de Novembro
19h - Noite de Shows com Jó Miranda e Flávio Baião, Oswaldinho do Acordeon, Targino Gondim, Frank Marocco (EUA), Nando Cordel e Danielzinho Itabaiana.
Local: Orla Nova de Juazeiro (BA)
Enfoque Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário